Ir direto para menu de acessibilidade.

Sobre

    O Departamento de Engenharia Ambiental (DAM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi criado a partir do desmembramento do antigo Departamento de Engenharia (DEG), que originou vários novos departamentos. Entre eles estava o Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRS), que posteriormente foi dividido em dois: Departamento de Recursos Hídricos (DRH) e o próprio DAM, instituído oficialmente pela Resolução CUNI nº 067, de 19 de agosto de 2020.

     O DAM atende estudantes de diversos cursos de engenharia da UFLA, incluindo Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agrícola, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal. 

     O objetivo do DAM é formar profissionais capacitados para atuar em ambientes urbanos e rurais, com ênfase nos estudos em poluição atmosférica, águas subterrâneas e superficiais, bem como contaminação ambiental. Além disso, busca-se capacitá-los para a elaboração de projetos que solucionem problemas relacionados ao ambiente, visando previnir processos de contaminação e, quando necessário, promover a recuperação de áreas degradadas

     O departamento tem como objetivo realizar pesquisas voltadas à solução de problemas ambientais, abordando de forma integrada suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, a fim de promover o desenvolvimento sustentável. Para isso, foi organizado em quatro setores principais: 

  1.  Ciências Atmosféricas;
  2.  Resíduos Sólidos e Geotecnia Ambiental; 
  3.  Qualidade e Tratamento da Água;
  4.  Tratamento e Aproveitamento de Águas Residuárias.

     Entre as principais atividades desenvolvidas pelo DAM, destacam-se os trabalhos e estudos de análises do impacto ambiental, que buscam propor soluções para o uso racional dos recursos naturais; elaboração de programas e projetos de gerenciamento dos recursos hídricos e saneamento básico; tratamento de resíduos sólidos; ações de mitigação e recuperação de áreas impactadas; além de pesquisas sobre fontes de energia e avaliação do potencial energético regional.